A importância da audição bilateral

A audição é o principal meio pelo qual a linguagem oral é adquirida.

A audição bilateral (nas duas orelhas) exerce papel fundamental no controle e monitoramento de diversas situações de alerta e orientação na rotina do ser humano.

A redução desta habilidade resulta em sentimentos de insegurança em relação ao mundo que nos cerca.

Algumas das habilidades auditivas favorecidas na adaptação de aparelho auditivo nas duas orelhas (audição bilateral) são:

  • Localização da fonte sonora (reconhecer de onde vem o som).
  • Melhor compreensão da fala em ambiente ruidoso.
  • Somação binaural (aumento da percepção da fala quando esta é percebida pelas duas orelhas simultaneamente).
  • Integração entre as duas vias auditivas.
  • Qualidade superior de som em termos de clareza.
  • Estimulação das vias auditivas bilateralmente, ajudando a evitar a privação auditiva e o declínio cognitivo.
  • Estimulação da memória auditiva.
  • Possibilitar atenuação do zumbido.

 

Períodos longos de privação auditiva gerada pela adaptação de prótese apenas em uma orelha, em indivíduos com perda bilateral, pode acarretar em uma redução significativa no reconhecimento de fala na orelha não aparelhada (que não recebeu estimulação por meio da prótese auditiva).

 

Até mesmo pessoas com perdas auditivas unilaterais (apenas em uma orelha) são beneficiadas pelo uso de aparelho auditivo. Pesquisas recentes referem que uma criança com perda auditiva em apenas uma orelha tem dez vezes mais chance de apresentar dificuldade escolar em alguma fase da vida do que a criança com audição normal.

 

Por estas razões é muito importante procurar seu médico Otorrinolaringologista assim que perceber algum tipo de dificuldade auditiva, pois ele avaliará cada caso e descartando o  tratamento medicamentoso ou cirúrgico encaminhará para adaptação de aparelho auditivo, possibilitando que o paciente se beneficie novamente da audição bilateral.

Whatsapp
Dúvidas? Fale Agora conosco