CUIDAR DA AUDIÇÃO “Quanto mais cedo, maiores os benefícios e menores os prejuízos”

A audição é responsável por nos fazer perceber os sons do ambiente e da fala, essencial para manutenção do convívio social.

 

A Organização Mun­dial da Saúde aponta que 14% da população brasileira tem perda auditiva.

Dado preocupante, pois não ter uma boa audi­ção acarreta em gran­des perdas sociais e psicológicas.

 

Temos de estar alertas, pois a perda auditiva e a falta de estímulos auditivos podem gerar ou agravar fatores como: depressão, isolamento, stress, cansaço, diminuição da memória e a um maior risco no desenvolvimento de demências.

 

O ouvido recebe o som, já a compreensão deste acontece no cérebro, quanto mais tempo ficamos sem ouvir, mais difícil será reconhecer os sons novamente.

 

A maioria das pessoas sofrem com a perda auditiva durante anos antes de procurar ajuda, muitas vezes se faz necessário que a família os incentive para isso; visando melhorar a qualidade de vida dos que amamos e convivemos.

 

A principal atitude ao perceber a perda auditiva é procurar o médico otorrinolaringologista, para que possa ser feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado. Muitas vezes a solução pode ser o uso de aparelhos auditivos.

 

Atualmente, devido a facilidade de uso, tecnologia avançada, design e conectividade, pessoas buscam a solução mais cedo, quebrando os preconceitos de que a perda auditiva afeta somente as pessoas da terceira idade.

 

Quanto mais cedo buscar a solução, mais rápida e fácil será a adaptação dos aparelhos; as respostas serão melhores e os benefícios maiores.

 

“O uso do aparelho auditivo é extremamente importante, pois além de proporcionar uma melhor audição, preserva e estimula a memória auditiva”.

 

TRADIÇÃO E CONFIANÇA

A fonoaudióloga Taciana Oliveira Bernal, é especialista em Audiologia e se dedica exclusivamente à saú­de auditiva. Tem 30 anos à frente de uma das mais importantes empresas do setor de audição, a Uniaudio, representante exclusiva Widex Aparelhos Auditivos em Ribeirão Preto e região.

Whatsapp
Dúvidas? Fale Agora conosco