Você sabe o que é surdez súbita?

A surdez súbita é caracterizada como uma deficiência auditiva que se instala de forma repentina ou no decorrer de minutos. Na maioria das vezes é unilateral, ou seja, acomete apenas uma orelha. Essa perda auditiva geralmente vem acompanhada de zumbido e em alguns casos o paciente pode também apresentar vertigem (tontura). Outro sintoma comum é a grande sensibilidade a sons altos, apesar da perda auditiva.

Aos primeiros sinais de uma perda auditiva súbita, é indicado que o paciente procure seu médico otorrinolaringologista para diagnóstico e tratamento, pois quanto mais cedo diagnosticado e tratado maior a chance de recuperação.

Caso não ocorra a recuperação auditiva após o tratamento, o que é muito comum, geralmente o paciente é encaminhado pelo otorrinolaringologista para adaptação de aparelho auditivo, com o intuito de melhorar a audibilidade, amenizar a sensação de zumbido e consequentemente obter maior conforto auditivo.

Algumas das possíveis causas de surdez súbita são: virais, vasculares, trauma acústico, doença autoimune e Doença de Ménière. Muitas vezes não se chega ao diagnóstico etiológico (causa).

“TEMOS OBSERVADO UM AUMENTO DOS CASOS DE PESSOAS COM SURDEZ SÚBITA QUE NOS PROCURAM NA UNIAUDIO. AO PERCEBER QUALQUER PERDA AUDITIVA, PROCURE SEU OTORRINOLARINGOLOGISTA”

 

Fonoaudióloga Taciana Oliveira Bernal

Whatsapp
Dúvidas? Fale Agora conosco